quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fator de Crescimento x Terapia Capilar

Buona Vita - Linha Bio Intense - Ionto Bio Factor
                        (Terapia Capilar)



 
Resumo: Fatores de Crescimento na Terapia Capilar

O folículo piloso é um dos poucos tecidos humanos que contém células germinativas.
A papila dérmica, que está em íntimo contato com a matriz capilar, é predominante na regulação do crescimento dos cabelos.
É neste local que os Fatores de Crescimento, peptídeos moduladores do metabolismo celular e reguladores da expressão genética, atuam como mensageiros bioquímicos entre as células, estimulando ou inibindo a divisão celular e o crescimento dos pelos.
IGF – Fator de Crescimento Insulínico - Estimula a Papila Dérmica promovendo um fio mais forte e espesso.
bFGF – Fator de Crescimento Fibroblástico Básico – Estimula a circulação sangüinea do couro cabeludo, revitalizando o folículo capilar.
VEGF – Fator de Crescimento Vascular – Induz a angiogênese promovendo maior nutrição do folículo capilar.


Fatores de Crescimento

A mais recente novidade em ativos cosméticos que chega ao mercado brasileiro promete serem grandes aliados a nós, profissionais de Estética: os fatores de crescimento. Os fatores de crescimento para o envelhecimento da pele têm demonstrado positivamente combater o envelhecimento e foto-envelhecimento, especificamente a perda de elasticidade, tom de pele irregular, e afinamento da epiderme. As principais funções dos fatores de crescimento são: remover as células epidermais danificadas, estimular a proliferação celular da pele, reparar e prevenir rugas, minimizar cicatrizes, reduzir e prevenir celulite, além de revitalizar e nutrir as células. Cosméticos com fatores de rescimento são estimuladores do tecido, pois atua de forma direta na divisão celular. Além, é claro, de retardar procedimentos cirúrgicos mais invasivos. A descoberta é uma forma excelente de tratamento compatível com a biofisiologia humana. Estes novos ativos que chegam ao mercado são mais potentes e eficientes: diminuem manchas, preenchem rugas, além de serem mediadores biológicos naturais em vários tecidos em fase de cicatrização e/ou renovação celular.

Fatores de Crescimento e Peptídeos: O que são?

Os fatores de crescimento são proteínas (citoquinas) produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por "Comunicação Celular". Graças a esta "comunicação química" que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de fatores de crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.
Desta forma, fatores de crescimento não são hormônios. Por definição, um hormônio é produzido por uma glândula e através da corrente sanguínea desempenha função em tecidos distantes. Os fatores de crescimento disponíveis para aplicação tópica são produzidos por células da pele e o seu destino é a pele. Peptídeos são fragmentos de fatores de crescimento, no qual é comprovado que tal sequenciamento de aminoácidos confere funções específicas. Os peptídeos encontram-se na forma mais concentrada.
Os Fatores de crescimento e seus peptídeos são obtidos por biotecnologia pela técnica de produção de proteínas recombinantes - a mesma técnica adotada na produção de vacinas, antibióticos e enzimas. Um sequenciamento de aminoácidos obtidos do DNA humano é inoculado na bactéria E.coli, que, por processo fermentativo, produz os fatores de crescimento. O produto secretado pela bactéria é filtrado e separado por eletroforese, e este, já é o fator de crescimento ativado. Para uma melhor absorção pela pele, estas moléculas são nanoencapsuladas. A recombinação de proteínas é muito segura, isto porque, são 100% homologadas as proteínas humanas. Não há mais relatos de nenhuma reação alérgica ou tópica na aplicação dos produtos.

Na pele, os Fatores de Crescimento e seus Peptídeos são responsáveis por:

- Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo;
- Estimular a produção de matriz extracelular (fibras e glicosaminoglicanas) e desta forma promover o
preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo);
- Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo;
- Aumentar a população de folículos capilares.
Segundo estudo científico, a biodisponibilidade dos fatores de crescimento é otimizada quando veiculados em gel, gel-creme ou serum, pois, a presença de óleo na formulação poderia desnaturar as nanocapsulas.

Referência: Revista Personalité - matéria destaque 68

Nenhum comentário:

Postar um comentário