quarta-feira, 17 de abril de 2013

Prefira fazer à noite

    Movimentos     Cremes

Aprenda a fazer uma drenagem linfática em casa

Uma massagem que elimina o inchaço, ajuda a combater celulite, desintoxica o organismo e ainda ativa o sistema imunológico. A drenagem linfática consiste em estimular o sistema linfático (uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo) a trabalhar de forma mais acelerada. Como resultado, o organismo eliminará mais rápido líquidos e toxinas. 

As drenagens feitas por profissionais especializados são as mais eficientes, mas você também pode fazer uma massagem em casa que ajuda a trazer benefícios. Lembre-se de que o resultado não irá aparecer logo na primeira vez, mas sim após algumas semanas que você repetir regularmente essa massagem. Confira as orientações de como realizá-la:


Prepare a pele

O ideal é fazer uma esfoliação corporal uma vez por semana.  Antes de iniciar a drenagem, massageie a pele de forma circular e suave para ativar a circulação local. Também recomenda se deitar e colocar apoio nas pernas (pode ser um travesseiro mais alto na altura dos tornozelos e panturrilha) para melhorar o retorno venoso. Fique nessa posição durante uns 15 minutos antes de iniciar a massagem. 

Tome um banho

Após o banho, que ativa a circulação e relaxa o corpo, tornando a massagem mais prazerosa e eficaz. Além disso, a água morna promove vasodilatação e facilita a penetração dos ativos do creme que você usar. 

Objetos

As mãos podem ser usadas para uma massagem clássica, o bambu também é ótimo para a drenagem feita em casa. Tem gente que prefere pincel, escova especial, esponja de banho e outros objetos. Só evite usar objetos pontiagudos e lembre-se de que a drenagem não necessita ser vigorosa, e sim com suave pressão. 

Cremes

O uso de óleo de massagem ou creme ajuda no sentido do deslizamento das mãos e do objeto, recomenda-se cremes com princípios ativos que ajudam a melhorar a circulação e combater a celulite, como cafeína, guaraná, ginko biloba, cavalinha e centelha asiática. 

Regiões do corpo

Você pode fazer a massagem de drenagem nos membros inferiores chegando até a virilha; nos membros superiores até as axilas; na região do tronco e na face. Todas essas áreas apresentam gânglios linfáticos que, ao serem estimulados, aceleram o processo de drenagem e perda de excesso de líquido corporal que causa inchaço e edema. 

Movimentos

Atenção nessa hora: o movimento não precisa ser forte e sim suave. Se você possui varizes, deve evitar ainda mais massagens vigorosas e movimentos bruscos, pois pode causar inflamação nas veias e formação de trombos. Faça movimentos circulares com as mãos na direção dos vasos linfáticos, ou seja, sempre com movimentos ascendentes. Repita algumas vezes esses movimentos, entre cinco a dez vezes nas regiões citadas.

Prefira fazer à noite

A drenagem no período da noite é mais adequada porque libera as toxinas e retira o líquido do corpo, ambos acumulados ao longo do dia. Você pode até associar uma música suave para promover um relaxamento mental e melhorar a qualidade do sono. 

Repita mais de uma vez por semana

Você pode ver um resultado interessante se fizer a massagem de duas a três vezes por semana.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Fator de Crescimento x Terapia Capilar

Buona Vita - Linha Bio Intense - Ionto Bio Factor
                        (Terapia Capilar)



 
Resumo: Fatores de Crescimento na Terapia Capilar

O folículo piloso é um dos poucos tecidos humanos que contém células germinativas.
A papila dérmica, que está em íntimo contato com a matriz capilar, é predominante na regulação do crescimento dos cabelos.
É neste local que os Fatores de Crescimento, peptídeos moduladores do metabolismo celular e reguladores da expressão genética, atuam como mensageiros bioquímicos entre as células, estimulando ou inibindo a divisão celular e o crescimento dos pelos.
IGF – Fator de Crescimento Insulínico - Estimula a Papila Dérmica promovendo um fio mais forte e espesso.
bFGF – Fator de Crescimento Fibroblástico Básico – Estimula a circulação sangüinea do couro cabeludo, revitalizando o folículo capilar.
VEGF – Fator de Crescimento Vascular – Induz a angiogênese promovendo maior nutrição do folículo capilar.


Fatores de Crescimento

A mais recente novidade em ativos cosméticos que chega ao mercado brasileiro promete serem grandes aliados a nós, profissionais de Estética: os fatores de crescimento. Os fatores de crescimento para o envelhecimento da pele têm demonstrado positivamente combater o envelhecimento e foto-envelhecimento, especificamente a perda de elasticidade, tom de pele irregular, e afinamento da epiderme. As principais funções dos fatores de crescimento são: remover as células epidermais danificadas, estimular a proliferação celular da pele, reparar e prevenir rugas, minimizar cicatrizes, reduzir e prevenir celulite, além de revitalizar e nutrir as células. Cosméticos com fatores de rescimento são estimuladores do tecido, pois atua de forma direta na divisão celular. Além, é claro, de retardar procedimentos cirúrgicos mais invasivos. A descoberta é uma forma excelente de tratamento compatível com a biofisiologia humana. Estes novos ativos que chegam ao mercado são mais potentes e eficientes: diminuem manchas, preenchem rugas, além de serem mediadores biológicos naturais em vários tecidos em fase de cicatrização e/ou renovação celular.

Fatores de Crescimento e Peptídeos: O que são?

Os fatores de crescimento são proteínas (citoquinas) produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por "Comunicação Celular". Graças a esta "comunicação química" que existe entre as células que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de fatores de crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.
Desta forma, fatores de crescimento não são hormônios. Por definição, um hormônio é produzido por uma glândula e através da corrente sanguínea desempenha função em tecidos distantes. Os fatores de crescimento disponíveis para aplicação tópica são produzidos por células da pele e o seu destino é a pele. Peptídeos são fragmentos de fatores de crescimento, no qual é comprovado que tal sequenciamento de aminoácidos confere funções específicas. Os peptídeos encontram-se na forma mais concentrada.
Os Fatores de crescimento e seus peptídeos são obtidos por biotecnologia pela técnica de produção de proteínas recombinantes - a mesma técnica adotada na produção de vacinas, antibióticos e enzimas. Um sequenciamento de aminoácidos obtidos do DNA humano é inoculado na bactéria E.coli, que, por processo fermentativo, produz os fatores de crescimento. O produto secretado pela bactéria é filtrado e separado por eletroforese, e este, já é o fator de crescimento ativado. Para uma melhor absorção pela pele, estas moléculas são nanoencapsuladas. A recombinação de proteínas é muito segura, isto porque, são 100% homologadas as proteínas humanas. Não há mais relatos de nenhuma reação alérgica ou tópica na aplicação dos produtos.

Na pele, os Fatores de Crescimento e seus Peptídeos são responsáveis por:

- Iniciar o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo;
- Estimular a produção de matriz extracelular (fibras e glicosaminoglicanas) e desta forma promover o
preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo);
- Promover angiogênese no folículo capilar (mecanismo inovador) e desta forma revitalizar e nutrir o couro cabeludo;
- Aumentar a população de folículos capilares.
Segundo estudo científico, a biodisponibilidade dos fatores de crescimento é otimizada quando veiculados em gel, gel-creme ou serum, pois, a presença de óleo na formulação poderia desnaturar as nanocapsulas.

Referência: Revista Personalité - matéria destaque 68