segunda-feira, 23 de setembro de 2013

AROMATERAPIA




A Aromaterapia tem sido utilizada para promover a saúde física e mental, durante séculos. Envolve o uso de óleos essenciais de uma determinada planta, produzido a partir das suas flores, folhas, cascas ou raízes, e massageando-o (misturado com outra substância, como óleo vegetal) na pele, inalação ou como ambientador em casa.
A aromaterapia é de longe uma das áreas de mais rápido crescimento na medicina alternativa. Com o conhecimento crescente e constante pesquisa, a cada dia aprende-se sobre os benefícios que este tipo de terapia pode fornecer.
A aromaterapia pode ser usada como um perfume ou fragrância para criar uma  atmosfera relaxante e confortável, pode também ser usada em massagem, onde o aroma do óleo é muito propício ao relaxamento total. Mas é importante que os óleos sejam escolhidos com cuidado por alguém que entenda as técnicas de aromaterapia.
Aromaterapia tem a capacidade de gerar um sentimento quase instantâneo de alegria e paz. Os óleos essenciais são uma forma natural, segura e eficaz de melhorar a sua saúde e bem-estar produzindo resultados satisfatórios.
Aromaterapia utiliza os extratos das plantas e flores como óleos essenciais, que têm composições químicas únicas. Estes óleos são encontrados nas flores, folhas, resinas, sementes, raízes e ervas. Algumas plantas produzem mais de um óleo, mas em muitas plantas, é necessário uma grande quantidade de matéria-prima para produzir até mesmo uma pequena quantidade de óleo essencial. Para produzir 30g de óleo de rosa, são precisas cerca de 60 mil pétalas de rosa!
Estes óleos atuam de uma forma holística, ajudando-nos não só fisicamente, mas mentalmente também. Os óleos essenciais podem ser usados de várias formas e são agradáveis de usar.
Podem ser usados diretamente sobre a pele, com massagens, banhos, compressas quentes e frias, perfumes. A chave é aprender que óleos promovem os benefícios que deseja.
A prática da arte da aromaterapia foi elevado a um modo de vida no Egito antigo. Eles usaram a aromaterapia não só para o bem-estar físico, mas também espiritualmente na sua prática de embalsamamento com resinas de mirra, cravo e canela. Mesmo milhares de anos mais tarde, os vestígios destas resinas foram encontrados!
O pai da medicina moderna, Hipócrates, recomendava banhos aromáticos diários e massagens para melhorar a saúde e os sentimentos de felicidade. Vamos ver que óleos essenciais estavam presentes nestes rituais de “felicidade” diária.

 

O bem-estar através das plantas

Vivemos em um mundo estressante. Todos nós podemos tirar benefícios de métodos de aliviar a tensão. Os métodos mais eficazes para promover o bem-estar vêm com o toque e o calor, como um banho ou uma massagem.
Os óleos essenciais podem ser diretamente adicionados à água do banho ou pode diluir algumas gotas com uma base de óleo de banho. Os Banhos são uma boa opção porque combinam água quente e vapor, em que os óleos podem ser absorvidos através da pele e inalados ao mesmo tempo. As massagens são, por sua vez, ótimas para aplicar os óleos diretamente na pele.

Alguns dos óleos e seus benefícios:


 Alecrim QT Cânfora - Clareia a mente e traz concentração, por isso é útil na fadiga mental e dores de cabeça. É descongestionante e alivia tosse, gripe e resfriado. Utiliza-lo em shampoos é um bom recurso para combate à caspa e queda de cabelo. Nome científico: Rosmarinus officinalis.


Capim-Limão - muito bom para estimular a circulação, por isso é bastante utilizado no tratamento de celulite, drenagem linfática e obesidade, além de diminuir a oleosidade da pele e do couro cabeludo. Nome científico: Cymbopogon citratus.
Citronela - conhecida por suas propriedades repelentes de insetos, porém possui também atividade antimicrobiana, fungicida e terapêutica para dores reumáticas. Por este motivo é muito utilizada desodorantes, desodorizadores e produtos saneantes. Nome científico: Cymbopogon winterianus.
Erva-Baleeira - é um poderoso antiiflamatório e analgésico, muito usado em massagens para dores musculares. Tem ação antisséptica e cicatrizante, indicada para artrite, reumatismo, torções, fraturas e inflamações em geral. Nome científico: Cordia verbenácea.
Hortelã - Possui ação estimulante local, por isso emprega-se em casos de celulites e varizes. É também descongestionante e útil para casos de resfriado, tosse, gripe, inflamações na boca e dores em geral. Tem aroma refrescante, clareia a mente e facilita a organização dos pensamentos. Auxilia na diminuição de manchas da pele. Nome científico: Menta arvensis.
Hortelã-Pimenta - útil para o tratamento de alguns tipos de dores de cabeça e como descongestionante. Possui propriedades antissépticas, sendo utilizada em loções pós-barba, pós-depilação e pós-sol. Em queimadura e luxações auxilia na diminuição da dor e alivio de tensões musculares. Nome científico: Menta peperita.
Lavandin - antisséptico, anti-inflamatório e cicatrizante. Indicado para acne, eczema, assaduras e queimaduras em geral. Leve sedativo, anti-stress, é benéfico para insônia, dores de cabeça e enxaqueca. Nome científico: Lavandula hybrida.
Manjericão-Anis - é considerada digestivo-estomacal e hepático-biliar, indicada para eliminar gases intestinais, contra gastrite, vômito, tosse e bronquite. Além disso, é um regulador hormonal natural, sendo utilizado para aliviar a TPM. Nome científico: Ocimum selloi.
Manjericão-Cravo - um excelente anti-séptico e levemente analgésico. Indicado para aftas, dor de dente e tosse seca. Combate micoses e unha encravada. Nome científico: Ocimum gratissimum.
Palmarosa - regenerador celular, revitalizante e anti-séptico, sendo utilizado para tratamento de peles secas, envelhecidas e enrugadas. Restabelece o equilíbrio fisiológico da pele tendo ação calmante e refrescante. Nome científico: Cymbopogon Martini.
Tea Tree - um dos poucos óleos que pode ser usado puro sobre um machucado, arranhão, acne ou micose. Estimula o sistema imunológico, aliviando gripes, resfriados e garganta inflamada. Forte ação antimicrobiana e antisséptica elevada. Nome científico: Melaleuca alternifólia.
Patchouli - regenerador de tecidos e hidratante, usado em eczemas, dermatites, rugas e pele rachada. Tem também propriedades rejuvenescedoras. Nome científico: Pogotemon cablin.
Verbena Brasileira - com propriedade calmante, relaxante e anti-stress. Nome científico: Lippia Alba.
Wintergreen - possui ação analgésica e antirreumática, tendo ação comparada ao acido acetilsalicílico, presente na aspirina. É muito usado em massagens para problemas musculares, luxações, tendinites, artrites, reumatismo, mialgia e dores de cabeça. Nome científico: Gaultheria procumbens.
A aromaterapia pode ser muito terapêutica e relaxante. Pode ajudar a melhorar as nossas vidas e trazer bem-estar no conforto da nossa própria casa. Procure um terapeuta especializado em aromaterapia, ele aconselhar-lhe-á o melhor tratamento. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário